30.7.07

The Brain

Tava pensando agora há pouco com um amigo no restaurante. Nossas vidas são mesmo um livro... parece cafona, coisa de powerpoint q tia manda pra gente cheio de mensagens bonitas e fotos de horizontes, mas é isso mesmo. Ontei, numa zapeada no controle num sofá alheio, parei pra ver um programa deste q troca esposas, e tinha uma bem modernosa numa casa de caretas. Ela estava dando uma detonada na rotina e seus novos filhos adoravam, até que ela pegou um tal livro, chamado "the brain" e jogou na lareira, numa exaltante empolgação que até aí tinha platéia comemorando junto. Aí fodeu. As crianças começaram a gritar e chorar. Acontece que, a mãe de verdade, extremamente organizada e ditadora, escrevia ali a rotina da casa diariamente nos íntimos detalhes, parecendo caixa de empresa. Tinha quarta, dia 11, 14h Daniela volta do balé, toma banho e faz lição. Ela escrevia o que tinha q acontecer e depois corrigia o acontecido. E as crianças se guiavam por ali. Uma louca. Mas quando a nova mãe jogou o tal "the brain" no fogo, ficou ali um vazio, uma falta de saber qual seria o próximo passo. Fiquei a partir dali imaginando q tudo mesmo q fazendo está num destes "the brain" que construimos para nós mesmos. Dia-a-dia.

A grande diferença entre as pessoas, segundo meu amigo, é que algumas tem o seu "the brain" feito somente até o dia de hoje, e estas se tornam mais livres, mais abertas pras mudanças da vida, e menos compromissadas com ideais contruídos. Estas são pessoas q controem um "the brain" por vezes tão loucos e sem nexo pelos vai e voltas de vida, mas tb q podem estar indo atras de uma felicidade solta. As próximas, constroem um the brain com algumas divisórias de capítulos, somente com abas, como se fosse um fichario. Ainda tem aquelas argolas, que se antes de chegarem ao capítulo/aba "casamento" permitem incluir umas páginas a mais. Estas seguem objetivos concretos, e ainda q uma vez ou outra dispersem por algum motivo especial, voltam pro foco. Em seguida, as próximas, constroem seu the brain com hora e tempo pra tudo acontecer, numa tentativa de busca de felicidade por seguir padrões, onde na próxima aba, que fica a 20 páginas de onde estou, já devo estar casada e com flhos e pra isso, já tenho q ter X de grana no banco e coisas concretizadas. Seguem isso pois é nisso q constroem suas expectativas, e qualquer rompimento ou página extra ou arrancada demanda grande quantidade de stress. E ainda os loucos daquela familia americana que tem em sua mãe uma espécie de oráculo da verdade e futuro.

Prefiro acreditar que pertenço ao grupo das paginas brancas com todas as deliciosas incertezas desta brancura que questiona o amanhã.

2 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito Beca...
é exatamente isso! Ao invés de ficar criando armadilhas pra nossa vida, vamos nos permitir o inesperado, o novo... sou muito mais arriscar um pouco mais e encarar as decepções quando elas simplesmente rolarem e não quando alguma regra que eu impus na minha vida falhar... é por isso que eu adoro um bate papo profundo com você... Sou penta com as minhas indagações mas pelo menos rola uma inspiração vai? beijos... amo vc irmazinha...

Felipe Luchi disse...

Nem sei se é para se programar ou para se deixar levar. Se optar pela primeira, viro tio. Pela segunda, me torno uma bosta n'àgua. Mas seja qual for a solução, não é a do livrinho. Fogueira nele.